Anthony Dickens, um conhecido designer londrino, nos apresenta o protótipo de seu novo sistema modular de iluminação inspirado na tradição japonesa, especificamente nas lanternas de papel “Chochin”. O novo projeto chamado “Tekiō”, que em japonês significa “adaptação”, é suficientemente flexível para se adaptar a qualquer interior, e sua capacidade de transformação dos espaços está limitada unicamente por sua imaginação.
Tekiō, foi lançada na semana de Design de Clerkenwell 2012, como uma instalação nas janelas da sede principal, no Edifício Farmiloe. No entanto, o primeiro protótipo foi apresentado durante o London Design Festival 2011.
O interessante desta luminária é a luz ondular e a construção de uma atmosfera gerada a partir da própria liberdade de quem a modela no espaço. Tekiō é um objeto criativo que oferece ao proprietário a adoção de infinitas formas diferentes, tais como círculos, figuras em formas de oito, linhas retas, laços ou espirais.
Cada tubo de papel de bambu é um marco com dobradiças conectoras que podem se fixar em qualquer lugar, diretamente a noventa graus. Suas extremidades são conectadas em série para criar qualquer forma desejada. As secções do papel são suportadas por um quadro, mas podem se separar facilmente para criar pontos de acesso LED ou CFL.
“Tekio é diferente. Pode ser uma suspensão independente, uma luz de parede e, inclusive, se converter numa lâmpada de pé, mas é possível fazer muito mais do que isso. Traçar o contorno de uma mesa, zona de estar, bar, sala, ou simplesmente uma linha reta onde o ondulado da luz passa entre duas paredes. É algo além de uma iluminação, converte-se numa ferramenta para dividir o espaço e ressaltar certas áreas ou criar uma linha ininterrupta de luz para guiar as pessoas através do espaço desconhecido. As possibilidades são infinitas”, diz o autor Anthony Dickens.
O designer ainda acredita que “Tekio aumente consideravelmente as possibilidades criativas dos arquitetos e designers de iluminação em comparação com o que se encontra atualmente disponível. Vejo Tekio como o começo de toda uma série de opções e alternativas que podem um dia ser adicionadas ao sistema e aumentar sua flexibilidade e a diversidade”.